Diversidade & Inclusão

Pessoas no centro

Aqui na Votorantim, 4 pilares guiam a maneira como endereçamos, de forma prática, a temática da diversidade:

Inciativas para o público interno

Processos seletivos transparentes e vagas afirmativas

Apoio a organizações focadas em temas de Diversidade & Inclusão

Influência para melhores práticas nas empresas do portfólio

Um compromisso centenário

Desde sua fundação, a Votorantim esteve à frente de iniciativas trabalhistas pioneiras.

 

Em 1919, um acordo assinado entre a empresa e os trabalhadores já estabelecia a equiparação salarial entre homens e mulheres na mesma função, além de outras medidas como a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e o estabelecimento de pagamento adicional para horas-extras. Para referência, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada apenas em 1943.

Map

Exemplos de iniciativas

Confira abaixo alguns exemplos de iniciativas que reforçam nosso compromisso com a Diversidade, dentro e fora da Votorantim.

Projeto Raízes

O Projeto Raízes, liderado pelo Memória Votorantim em parceria com o Conselho de Família, teve início com as reflexões e conversas da 5ª Geração de acionistas sobre a história das mulheres da família. Estudar a história das mulheres na sociedade inspirou a entender como o gênero impacta não só a construção da história da família empresária, mas também os indivíduos, suas relações e os negócios.

 

Assim, o Projeto Raízes nasceu como um regate à história da mulher dentro dos capítulos que marcam a trajetória centenária da Votorantim. Conectando essas histórias, revisitamos nossa linha do tempo e trouxemos uma narrativa mais contemporânea da sociedade, ampliando lentes e destacando a história das mulheres que contribuíram para a construção deste legado.

Lei nº 14.611/2023

Valorizamos o compromisso coletivo, público e privado, com a equiparação e igualdade salarial, sem distinção de sexo, raça, etnia, origem, orientação sexual ou idade.

Em acordo com Decreto nº 11.795, de 23 de novembro de 2023, e com a Lei nº 14.611, de 03 de julho de 2023, publicamos aqui os relatórios de transparência e igualdade salarial entre mulheres e homens elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), referentes às unidades da Votorantim em São Paulo e de Curitiba.

Confira aqui o relatório referente a São Paulo.

Confira aqui o relatório referente a Curitiba.

Vale observar que a metodologia utilizada pelo MTE para agrupar cargos (uso de CBOs – Código Brasileiro de Ocupações) não converge com os parâmetros que adotamos em nossas análises sobre equidade, baseadas em cada cargo e nível hierárquico. Assim, é possível identificar distorções nos resultados, que não refletem a realidade fática do quadro de trabalhadores em estudo. Critérios como tempo de casa, senioridade da posição e escopo da função não foram levados em consideração na análise apresentada pelo MTE.