Planejando em uma organização ágil
Companhias grandes e pequenas estão descobrindo que a agilidade - a capacidade de reorientar rapidamente a organização em direção a oportunidades valiosas - pode melhorar o desempenho dos grupos de trabalho. As formas ágeis de trabalhar também podem reduzir riscos e criar flexibilidade, porque permitem que as equipes testem e validem ideias antes que a empresa se comprometa a desenvolvê-las.
A maioria das técnicas usadas pelas organizações ágeis para tornar o planejamento mais dinâmico não é nova. As novidades residem nas maneiras que elas são utilizadas para sincronizar o ritmo do planejamento ao das equipes ágeis.
O núcleo do processo é a combinação entre estabilidade e dinamismo. Os elementos que conferem estabilidade ao planejamento ágil são a definição de prioridades estratégicas claras e de objetivos intimamente relacionados para as equipes. O dinamismo vem da realização de sessões de planejamento trimestrais, nas quais o financiamento é redistribuído entre as unidades de negócios e o fornecimento de suporte às equipes para a melhor utilização dos recursos financeiros. Neste artigo, a McKinsey Digital explora esses elementos e os ilustra com exemplos de várias empresas.