A frota de veículos elétricos em escala metropolitana de Shenzhen
Por causa da maneira como Shenzhen se desenvolveu a partir de 1980, quando a cidade foi declarada a primeira "zona econômica especial" da China, com arranha-céus preenchendo os espaços entre as comunidades rurais, cerca de metade dos moradores da cidade são "aldeões urbanos", que não precisam necessariamente ter seus próprios carros. A Shenzhen moderna possui uma mistura de ônibus, bicicletas, scooters, táxis, e até caminhões basculantes elétricos. Esta mudança para os VEs que a China vem impulsionando mais que qualquer outro país garantiu, inclusive, a Shenzhen, o "título" de megacidade mais silenciosa.
Se Shenzhen está na vanguarda da adoção de uma frota em escala metropolitana de motores elétricos, a BYD Co. pode ser considerada a "Ford da China". A fabricante de veículos elétricos, apoiada por grandes subsídios chineses e por um investimento de US $ 232 milhões de Warren Buffett em 2008, eclipsou a Tesla Inc. como principal fabricante de VEs plug-in. A BYD quase sozinha eletrizou a frota de 16.000 ônibus de Shenzhen e agora está trabalhando na substituição dos táxis e caminhões da cidade.
Saiba mais: https://www.bloomberg.com/news/features/2018-08-30/shenzhen-the-first-quieter-megacity-thanks-to-electric-vehicles