A lógica do capitalismo de dados da internet
"O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, foi chamado para depor na Câmara e no Senado dos EUA para esclarecer questões sobre a rede social. Vestindo terno e gravata – uma mudança que não passou despercebida, já que o bilionário é conhecido por usar sempre a mesma calça jeans e blusa preta – e visivelmente abatido, ele reconheceu que a empresa não tomou os devidos cuidados na proteção dos dados dos usuários utilizados por terceiros.
Em dez horas de sabatina, Zuckerberg precisou explicar pontos básicos do funcionamento do Facebook para os parlamentares que claramente não entendiam de internet, mas também foi pressionado. Reconheceu que a empresa errou, que ela não tem concorrente (o que, a grosso modo, configura um monopólio), que monitora a navegação dos usuários mesmo fora do Facebook e que o vazamento foi maior do que o noticiado inicialmente: Alexander Kogan vendeu os dados para muitas outras empresas. O caso pode ser o 'escândalo do século', nas palavras de Giovanni Buttarelli, supervisor de privacidade da União Europeia. E nós, segundo ele, 'só enxergamos a ponta do iceberg'".
Leia a reportagem completa de Tatiana Dias: https://tab.uol.com.br/crise-facebook#o-algoritmo-e-mais-embaixo