Publicado em 30/01/2018

Nova bicicleta elétrica reduz o risco de acidentes

Nos últimos meses, a polícia holandesa advertiu os ciclistas mais idosos sobre os perigos de mudar para bicicletas elétricas após um grande aumento no número de mortes em ebikes no país - quase 90% dos casos envolveram ciclistas com 60 anos ou mais. Agora, um consórcio liderado por engenheiros da Universidade de Twente, tem como objetivo desenvolver uma bicicleta elétrica que possa impedir que pessoas idosas caiam. O Smart Assistive Bicycle, denominado SOFIE, foi projetado para aumentar a estabilidade.

Os engenheiros usaram um modelo de computador para ajudar a criar recursos que levaram a uma bicicleta mais estável, incluindo um quadro com um ângulo mais íngreme, rodas menores, uma base de roda mais curta e assistência de deslocamento que ajuda a evitar o slow cycling. Além disso, a sela muda a altura automaticamente à medida em que as velocidades mudam, elevando-se à medida que a bicicleta acelera para colocar o ciclista na posição de pedalar mais eficiente e diminuindo quando a bicicleta reduz a aceleração para facilitar a colocação dos pés no chão. Muitas das novas características visam a tornar a bicicleta mais estável ao viajar em baixas velocidades, que é quando a maioria das quedas ocorrem.

Para mais informações, acesse: https://www.utwente.nl/en/news/!/2017/12/106716/bicycles-reacting-to-speed-for-stable-cycling