Hyperloop: o futuro chegou
Imagine que você está em São Francisco, na Califórnia, mas quer assistir à pré estreia de um filme que acontecerá em Los Angeles em pouco mais de uma hora. Ir de carro ficaria inviável, afinal, mais de 600 km separam as duas cidades. Voar está fora de cogitação: já imaginou o trânsito até chegar ao aeroporto? Você então não tem saída: entra em um tubo de baixa pressão e vai flutuando a mais ou menos 1.200 Km/h até seu destino final. O trajeto é percorrido em meia hora, a passagem custa 20 dólares e depois de sair do cinema, ainda pode voltar pra São Francisco a tempo do jantar.
A ideia pareceu boa? Pois este é o conceito do Hyperloop, um projeto de um bilionário que já é famoso por suas empreitadas inovadoras, Elon Musk. Foi ele que criou a SpaceX, uma empresa especializada em veículos espaciais, e a Tesla Motors, companhia que produz carros elétricos nos Estados Unidos. Musk é também um dos fundadores do PayPal, sistema que facilita transações comerciais realizadas pela internet.
O Hyperloop funcionaria através de um sistema de túneis, que seriam percorridos exclusivamente por cápsulas de transporte. As altas velocidades aconteceriam devido à baixa pressão – o tubo flutuaria sobre um fluxo de ar pressurizado, atingindo até mesmo 1.200 km/h.
A ideia inicial era que as primeiras cidades a receberem os túneis revolucionários fossem justamente Los Angeles e São Francisco. Mas, o primeiro estado americano a testar a tecnologia será Nevada, conforme foi anunciado no início de dezembro de 2015.
A ideia parece megalomaníaca – e é. Para ser concretizada, Musk precisa conseguir atrair investimentos de sete bilhões de dólares, além da autorização do governo norte-americano para realizar as construções. Até agora, apenas 37 milhões de dólares já foram levantados. Enquanto isso, a Hyperloop Technologies Inc., que ainda é só um projeto, emprega uma equipe de mais de 72 funcionários trabalhando em tempo integral. Quem paga as contas são os investidores, como Khosla Ventures, Formation 8, Sherpa Ventures, Zhen Capital e Caspian VC.
Caso se torne realidade, o Hyperloop revolucionará a forma como as pessoas se transportam. Viagens que levariam normalmente seis horas, com o sistema criado por Musk levariam apenas 30 minutos. Mas, com os baixos investimentos e muitos desafios técnicos a serem vencidos – como fazer com que viajar a 1200 Km/h seja confortável, por exemplo – o Hyperloop ainda levanta questionamentos. Vale lembrar que seu criador não é um lunático – suas ideias anteriores ao meio de transporte inovador atraíram investidores e foram bem sucedidas em melhorar a vida das pessoas.
E se para alguns, o Hyperloop é a ideia mais louca que Musk já teve, para o visionário, é justamente o contrário. “Fazer o Hyperloop é fácil, meus estagiários conseguiriam fazê-lo”, revelou em entrevista à CNN Money.
Neste vídeo, é possível entender como funcionará o Hyperloop: