A automação robótica está tropeçando?
Ao longo dos últimos meses, testemunhamos a crescente conversa em torno de uma das palavras-chave mais populares no espaço digital: a robótica. Os robôs são um pouco como macros no Excel. Eles executam tarefas que muitas vezes são repetitivas. Então, em vez de um humano digitar uma senha e recuperar um dado de um programa (como o salário de alguém de um sistema W2), o bot replicará a mesma tarefa executando um script de software que interage com esses programas. Isso faz com que o relatório de compensação de fim de mês, por exemplo, seja muito mais fácil.
O McKinsey Global Institute prevê que 30 por cento das tarefas na maioria das ocupações podem ser automatizadas, e a robótica é uma maneira de fazer isso. Adicione a Inteligência Artificial ou machine learning e você pode obter bots para fazer tarefas ainda mais complexas, como responder a um questionário de email do cliente, por exemplo.
No entanto, em conversas com dezenas de executivos, fica claro que o primeiro ato na "evolução da robótica" não foi fácil para muitos, especialmente quando as empresas tentaram escalar as provas de conceito localizadas.