Publicado em 06/03/2017

Como escapar de sua bolha política para uma visão mais clara

Vários veículos de mídia, como a New York Magazine e a Wired, e até o M.I.T. Media Lab, apontaram as "bolhas de filtros" das redes sociais como as grandes culpadas pela vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas do ano passado.

A bolha de filtro descreve a tendência das redes sociais como Facebook e Twitter para "trancafiar" os usuários em loops de feedback personalizados, cada um com suas próprias fontes de notícias, rotas culturais e inclinações políticas. E parecemos gostar desses lugares, assim como as empresas de mídia social - elas nos mantêm clicando de uma auto-afirmação a outra. Mas agora nossas bolhas estão sendo culpadas por conduzirem os americanos à eleição mais divisiva na memória recente e, de repente, não parecem mais tão convidativas. Agora, as empresas de mídia e tecnologia estão girando, vendendo-nos uma série de ofertas destinadas a estourar os espaços delimitados que ajudaram a criar.

Leia a análise de Amanda Hess no The New York Timeshttps://www.nytimes.com/2017/03/03/arts/the-battle-over-your-political-bubble.html

 

*Photo credit: oggin via Foter.com / CC BY-NC