IBSEN Project
"O desenvolvimento de modelos de cenários e sistemas societais do mundo real é um tema-chave na agenda de pesquisa das ciências sociais, mas é dificultado pela falta de experimentação controlada com grandes grupos de pessoas.
O IBSEN Project proporcionará um avanço através da construção de um repertório de comportamento humano em grandes grupos - de mais de 1000 pessoas - estruturados usando experimentos controlados. Para isso, desenvolveremos uma nova configuração para estes grupos que fornecerão um protocolo experimental, o software necessário e ferramentas analíticas para nos permitir lidar com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Aplicaremos a nossa configuração a questões específicas de pesquisa, enfocando a fenomenologia inovadora que pode surgir em grandes sistemas em comparação com os menores, para encontrar as regras que governam o comportamento humano nesses casos, incluindo a influência do contexto social e da identidade individual. Avaliaremos nossa abordagem construindo um modelo de interação humana em grupos com base nas regras comportamentais que encontrarmos.
O projeto exige um alto grau de interdisciplinaridade; a equipe é composta por físicos, economistas, psicólogos sociais e cientistas da computação. Por outro lado, trata-se de um programa de alto risco, já que o projeto experimental pode se revelar inviável para sistemas realmente grandes e extrair dados significativos das ações dos participantes pode não ser possível. Não obstante, resultados encorajadores em alguns estudos-piloto conduzidos por parceiros sustentam a viabilidade científica do conceito e da abordagem.
Se tivermos sucesso, os pesquisadores poderão trabalhar as nossas descobertas para desenvolver um simulador de comportamento humano, uma tecnologia que sirva de base para simulações socioeconômicas que mudariam radicalmente muitos campos, da robótica à economia, com impactos tecnológicos e sociais, em questões socialmente prementes. Assim, lançaremos as bases para uma nova maneira de fazer ciência social para os problemas que surgem em uma sociedade tecnologicamente conectada."