Publicado em 18/08/2016

A Gigafactory da SolarCity

O futuro da energia solar está sendo construído num parque industrial perto da costa do Lago Erie, em Buffalo, nos Estados Unidos. Trata-se da fábrica da SolarCity que, construída e paga pelo estado de Nova Iorque e já em fase de conclusão, em breve começará a produzir alguns dos mais eficientes painéis solares disponíveis comercialmente. Com a capacidade de produção de 10 mil painéis por dia, ou um gigawatt de energia solar por ano, a Gigafactory será a maior produtora de painéis solares na América do Norte e uma das maiores do mundo.

Quando a produção começar, a SolarCity, que já é quem mais instala painéis solares residenciais nos Estados Unidos, se tornará uma fabricante verticalmente integrada e também provedora, produzindo as células solares e conduzindo todo o processo até a instalação nos telhados. 

Numa época em que os painéis à base de silício convencionais da China nunca foram mais baratos, investir em um novo tipo de tecnologia solar é um empreendimento arriscado. No entanto, os benefícios potenciais são enormes. De acordo com o CTO da SolarCity, Peter Rive, a nova fábrica pode transformar os negócios tanto da SolarCity, que tem consistentemente perdido dinheiro, quanto da energia solar residencial.

Saiba mais: https://www.technologyreview.com/s/600770/10-breakthrough-technologies-2016-solarcitys-gigafactory/