Publicado em 13/04/2016

Produtividade: está na hora de se mexer

O baixo aumento brasileiro nos índices de produtividade é preocupante. Para Aluizio Faria, sócio de Performance Improvement da EY, a questão passa pelo elevado Custo Brasil, aliado à burocracia excessiva que "impõe dificuldades ao desenvolvimento dos negócios. Infraestrutura deficiente, problemas de formação de capital, pouca integração governamental com as cadeias produtivas e baixo desenvolvimento de atividades de maior agregação de valor ajudam a compor o conjunto de dificuldades que encarecem o investimento no Brasil".

A despeito do papel central do Estado nos obstáculos ao crescimento da produtividade no país, Aluizio faz um apelo: "associações de classe, governo, trabalhadores, empresários e os demais envolvidos devem trabalhar com uma visão de médio e longo prazo e criar políticas integradas de desenvolvimento. As empresas não podem esperar, precisam ser agentes ativos neste processo de transformação, inovando em seu modelo de negócio e disseminando a importância do aumento de produtividade como foco primário de crescimento".

Leia mais: http://www.ey.com/BR/pt/Services/Advisory/Performance-Improvement/Produtividade--Est%C3%A1-na-hora-de-se-mexer