Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Votorantim anuncia transição na Presidência do Conselho de Administração

A Votorantim S.A. anuncia que, depois de 27 anos de contribuições à empresa, Raul Calfat, atual Presidente do Conselho de Administração, encerra no fim de abril o seu ciclo na organização, após uma longa e planejada transição junto aos acionistas.

Raul Calfat chegou à Votorantim em 1992, vindo do processo de aquisição da Papel Simão. Participou ativamente como CEO da formação da VCP (Votorantim Celulose e Papel), e posteriormente na criação da Fibria, maior produtora de celulose do mundo. De 2005 a 2014 foi responsável pela estruturação da holding da Votorantim, com foco na captura de sinergias e melhores práticas entre as empresas investidas, além do processo de internacionalização; e desde 2014 atua como presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A., contribuindo com a sua profissionalização e evolução da governança corporativa da empresa.

Para sua sucessão, a Votorantim comunica a chegada de Eduardo Mazzilli de Vassimon. Paulistano, 60 anos, casado e pai de dois filhos, Eduardo Vassimon formou-se em administração de empresas na EAESP/FGV e em economia na FEA/USP, com pós-graduação na EAESP e na HEC (França). Trabalhou por mais de 30 anos no mercado financeiro, em empresas que hoje fazem parte do Itaú-Unibanco, instituição que deixou, em dezembro de 2018, por ter atingido a idade-limite para administradores prevista em estatuto. Sua última posição foi diretor-geral do banco de Atacado do Itaú-Unibanco e presidente do Itaú BBA.

“É uma história da qual tenho muito orgulho. Encerro esse ciclo com a empresa tendo atingido uma estrutura de capital adequada, resultados ascendentes e um futuro brilhante. A empresa possui valores sólidos, vindos da família Ermírio de Moraes, por quem destaco minha gratidão e admiração, e uma liderança de alto nível para seguir em frente”, declara Raul Calfat, que seguirá com suas contribuições a outras organizações, como Presidente do Conselho de Administração do Laboratórios Aché, membro independente dos Conselhos de Administração da Duratex e da Embraer, e também conselheiro do Hospital Sírio Libanês.

Vassimon e Raul seguirão um processo de transição ao longo de abril e a partir de 1º de maio de 2019, Vassimon assume a Presidência do Conselho de Administração da Votorantim S.A.