Solidez e Transparência

Somos uma companhia de controle familiar que desenvolveu um sólido modelo de governança corporativa, atento às necessidades de evolução do negócio e regulador das relações entre acionistas, gestores e demais partes interessadas. Esse modelo vem se aprimorando nas últimas décadas e em 2014 definiu a maneira como a holding investidora (Votorantim S.A.) se relaciona com as empresas do portfólio.

O controle acionário é exercido pela família Ermírio de Moraes e nossa governança estabelece diretrizes sucessórias estruturadas para garantir confiança a todos os stakeholders e a autonomia de gestão das empresas. Nossas empresas adotam as melhores práticas de prestação de contas ao mercado, mesmo quando não são de capital aberto.

Além disso, possuímos um programa de Compliance estruturado, que viabiliza uma relação saudável entre empresa e sociedade, e que garante transparência, atuação ética e integridade.

Nosso programa de Compliance está estruturado em sete pilares e engloba o nosso Código de Conduta, uma Linha Ética que garante sigilo das denúncias e apuração independente e um Programa Anticorrupção anterior à regulamentação brasileira a respeito.

Programa Compliance

Nossa conduta empresarial está ancorada em valores que foram se definindo ao longo de 100 anos de história e espelham o compromisso de gerir os negócios com integridade e transparência, buscando sempre altos padrões éticos. Essa conduta visa garantir a sustentabilidade dos negócios, e que os nossos Valores – Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União – permeiem todas as nossas ações, decisões de investimento e relacionamentos com stakeholders.

Com base nos Valores, nas Crenças de Gestão e no Código de Conduta, que estabelecem os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas e seus empregados com diferentes públicos, estruturamos e mantemos o Programa de Compliance desde 2013.

E, dentro desse Programa mais abrangente, o Programa Anticorrupção evoluiu, consolidando nosso comprometimento com a constante busca pelas melhores práticas, incentivando o combate à corrupção e aos danos causados por ela nas esferas política, econômica e social. O objetivo é disseminar entre todos os funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, poder público, mídia, comunidade e sociedade em geral a amplitude e a relevância do tema, garantindo que a sua eficácia resulte em proteção e preservação de valor para as empresas.

E, para efetivar ainda mais o nosso Programa, incentivamos o relato de qualquer suspeita de atos ilícitos mantendo desde 2006 a Linha Ética como canal à disposição de todos os empregados, assegurando uma forma de realizar denúncias de maneira confidencial e anônima. Todos os relatos são apurados e direcionados de acordo com as políticas internas e a legislação vigente.

Seguimos em evolução constante, sedimentando boas práticas e nos adaptando às novas realidades.

Anti-Corrupção

Um dos pilares do nosso Programa de Compliance é a prevenção à corrupção. Por isso, criamos conteúdos direcionados com o objetivo de engajar todos nas ações que norteiam a prevenção de atos corruptos, disseminando diretrizes para procedermos sempre da forma correta.

As diretrizes, sempre endossadas pela nossa liderança, se aplicam a todos os nossos empregados, e são compartilhadas com nossos parceiros comerciais. Compreender em detalhes os riscos da prática de corrupção, bem como as ações que devem ser tomadas para evitá-los, contribui para a criação de um ambiente de negócios ético e sustentável.

Para saber mais, conheça a Política e o Manual Anticorrupção.

Linha Ética

Para conhecer, analisar e resolver qualquer questão referente ao Código de Conduta, mantemos um canal denominado Linha Ética, que pode ser acessado pelos públicos interno e externo.

Imparcial e transparente, a Linha Ética garante a confidencialidade das informações, preserva a identidade das pessoas envolvidas e promove um ambiente melhor para todos. Por meio desse canal, é possível esclarecer dúvidas de interpretação, encaminhar denúncias de descumprimento do Código de Conduta e realizar seu acompanhamento.

O serviço está disponível nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Ao fazer uma denúncia, você pode escolher permanecer no anonimato. Para entrar em contato com a Linha Ética,
ligue para 0800 89 11 729 ou acesse o link.

O telefone continua o mesmo: 0800 89 11 729

Auditoria Interna

A Auditoria Interna foi constituída em 2002 com objetivo de fortalecer as práticas de governança e o ambiente de controles da Votorantim. É uma atividade independente e objetiva que busca examinar, avaliar, monitorar e recomendar possíveis melhorias nos processos e controles internos, de forma a agregar valor e contribuir para a gestão dos riscos. Cada empresa investida da Votorantim conta com uma equipe de Auditoria Interna que reporta-se ao Comitê de Auditoria, sendo este um comitê de assessoramento do Conselho de Administração constituído por membros independentes.

Os times contam com diversos profissionais, responsáveis pelos trabalhos em todos os países em que as empresas da Votorantim atuam. O plano de trabalho de Auditoria Interna é definido anualmente por meio de um processo que considera algumas etapas: análise dos principais processos, dados e impressões colhidas em entrevistas com os principais executivos, histórico de resultados de verificações anteriores, operações e processos com maior grau de exposição a riscos e operações e processos definidos como estratégicos.

Além da realização dos trabalhos determinados no planejamento anual, em ação conjunta com o Comitê de Conduta, a Auditoria Interna atua na avaliação e busca de soluções para relatos ou denúncias recebidas pelo canal Linha Ética.

Código de Conduta

Inspirado nos Valores e nas Crenças de Gestão, o Código de Conduta representa o nosso compromisso com a Ética e a atuação empresarial íntegra. É um importante instrumento de Governança e serve como guia para a compreensão da conduta que devemos adotar no dia a dia das nossas atividades. Além disso, traz a forma apropriada de reportar um comportamento suspeito ou uma clara violação.

O Código se aplica obrigatoriamente a todos os nossos empregados e os das investidas, e serve de referência para os parceiros comerciais. Sem a pretensão de atender a todas as possibilidades inerentes ao desenvolvimento diário dos negócios, oferece orientações claras e inegociáveis.

Dessa forma, é muito importante que você compreenda na íntegra todos os capítulos. Para ajudá-lo, cada um conta com uma seção de exemplos e outra que esclarece o que é esperado de cada público.

Para garantir que os princípios do Código de Conduta estejam presentes no dia a dia dos nossos negócios, ele é amparado pela Linha Ética.

Conheça o Código de Conduta. É simples. É para todo mundo.

Pilares do Programa

O Programa de Compliance tem como base sete pilares que norteiam nossos esforços na busca pela conformidade. Eles representam temas importantes para a organização e recebem a atenção especial dos nossos líderes, que devem orientar suas equipes para garantir: 

O cumprimento de Leis e Regulamentos e dos compromissos assumidos nos Contratos e Acordos assinados; 

A obtenção das Licenças, Autorizações e Certificações necessárias para nossas operações;

A qualidade e a veracidade de todos os Relatórios Externos que emitimos.

o compromisso de toda a Votorantim com a Defesa da Concorrência, a prática Antitruste, a prevenção a Fraudes e o combate à Corrupção.

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